Estudar para o Enem

Uma das avaliações mais importantes do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permite aos candidatos garantir uma vaga naquela universidade que sempre sonharam e também de ter a chance de obter bolsas parciais e integrais que ajudarão a custear o curso – de acordo com a nota obtida. Esse tipo de exame é caracterizado por sua complexidade e extensão. Por isso, é importante conhecer a estrutura da prova para direcionar os estudos para o Enem de maneira objetiva e eficiente. Para conseguir se organizar, vale saber que o conteúdo é dividido em duas etapas:

Primeira etapa: o estudante precisa responder 90 questões de múltipla escolha, relacionadas à área de humanas, que são divididas em duas vertentes: Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias – além de uma produção escrita dissertativa-argumentativa.

Segunda etapa: é composta também por 90 questões, só que, dessa vez, relacionadas à área de exatas, e são divididas em: Códigos e Suas Tecnologias e Ciências da Natureza.

No total, são 180 questões e uma redação, que demandam não somente um conhecimento aprofundado, mas também muita atenção e concentração.

Enem Brasil: alcance os melhores resultados

Rapaz feliz

Estamos aqui para ajudar você a alcançar a sua meta e a se destacar no exame! Por isso, preparamos um guia com dicas importantíssimas que te ajudarão a frisar melhor o conteúdo estudado e mandar bem no dia da prova!

BAIXE O E-BOOK

COMO ESTUDAR PARA O ENEM

Estudar para o Enem requer organização, disciplina e dedicação. Confira algumas dicas
importantes que vão te ajudar nesse período de preparação e foco no exame.

icone relogio

Dica 1: Começar a se preparar com antecedência é fundamental para conseguir ver todas as matérias de maneira tranquila e bem aprofundada. Portanto, é preferível estudar menos tempo por dia de modo efetivo do que passar horas estudando e não se lembrar de nada no dia seguinte.

 

 

Icone trabalhando

Dica 2: Encontrar o seu próprio ritmo de estudos é outro ponto-chave para a obtenção de bons resultados. Existem diferentes tipos de aprendizado: visual, auditivo e por meio da leitura e da escrita. Ou seja, algumas pessoas têm um melhor desempenho vendo vídeos, por exemplo, enquanto outras preferem estudar à base da leitura.

icone estudante

Dica 3: O Enem possui um método muito diferente de outros vestibulares, por isso, é fundamental entender o estilo da prova. Para isso, a dica é encontrar as provas anteriores e fazer simulados, pois somente com a prática é possível se familiarizar com o sistema e utilizar aqueles conhecimentos já aprendidos.

 

 

icone checkbox

Dica 4: O simulado é um método interessante para a avaliação do nível de conhecimento, isto é, ele contribui para que você descubra o que estudar para o Enem a partir das áreas em que possui maior dificuldade.

 

 

Icone mapa global

Dica 5: Vale destacar que é fundamental ficar por dentro das atualidades e de questões sociais do nosso tempo, além de garantir o domínio em produção e interpretação de textos – por isso, leia jornais e pesquise sobre diferentes assuntos.

 

 

Icone texto

Dica 6: Produza diferentes redações – ao menos uma por semana – é essencial para melhorar a sua escrita e garantir uma boa nota. Se possível, encontre alguém para corrigir o seu texto.

 

 

NOSSAS INSTITUIÇÕES

DÚVIDAS SOBRE O ENEM? FALE COM A GENTE!

3003-1189 / CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS

0800-721-5844 / DEMAIS LOCALIDADES