Enem passo a passo

As inscrições para quem deseja participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são realizadas anualmente. Por isso, é fundamental ficar de olho nas datas para não perder a oportunidade. Para se cadastrar, é necessário preencher um formulário de requerimento e realizar o pagamento da taxa de inscrição. Conheça mais sobre o processo e descubra como se inscrever para o Enem!

Rapaz fazendo anotação

Como fazer a sua inscrição no Enem

Feito pela internet, o processo de se inscrever para o Enem é prático, mas necessita de atenção com o preenchimento do cadastro e cuidado com os prazos estipulados. O primeiro passo, então, é acessar o site do Ministério da Educação (MEC) e completar a ficha de inscrição com seus dados pessoais. De início, o candidato precisará informar o número do seu CPF e a data de nascimento. Em seguida, a página será redirecionada para o campo de informação do endereço e outros dados como RG e filiação.

Os estudantes também devem informar a língua estrangeira de sua preferência entre inglês e espanhol, além da cidade em que desejam fazer o exame. Após isso, é nessa hora que deve ser sinalizado se será preciso algum atendimento especializado. Por fim, será necessário cadastrar uma senha de seis a 10 caracteres para acessar o portal do candidato.

Inscrição Enem: atendimento especializado

Esse tipo de solicitação é destinado a quem necessita de alguma adaptação para a prova. Existem diferentes tipos de solicitações – os deficientes auditivos, por exemplo, solicitam a realização do exame com o auxílio de um intérprete de libras ou uma videoprova adaptada para a linguagem de sinais; já os deficientes visuais podem fazer a prova com o auxílio de um ledor ou com a prova em braile; e aqueles que possuem baixa visão devem solicitar um modelo de prova ampliada, ou seja, com os caracteres e as figuras maiores. Gestantes, lactantes e candidatos que possuem dificuldades cognitivas também têm o direito de solicitar atendimento específico.

Enem: pagamento da taxa de inscrição

No final do procedimento, o estudante deve informar se deseja emitir a guia para o pagamento da taxa de inscrição ou solicitar a isenção por meio de uma Declaração de Carência Socioeconômica, de acordo com os seguintes critérios:
• Alunos matriculados no último ano do Ensino Médio da rede pública;
• Membros de família de baixa renda cadastrados no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
• Candidatos com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham estudado integralmente na rede pública ou com bolsa na rede particular.

Conte com o Enem Brasil!

Aqui, você tem tudo o que precisa para se preparar para o Enem e entrar em uma universidade. Confira nossas dicas e materiais exclusivos que ajudarão você a passar por essa etapa com muito sucesso!

Area de trabalho

NOSSAS INSTITUIÇÕES

DÚVIDAS SOBRE O ENEM? FALE COM A GENTE!

3003-1189 / CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS

0800-721-5844 / DEMAIS LOCALIDADES