Para quem se dedica aos estudos com foco no Exame Nacional do Ensino Médio, saber qual será a sua nota antes do resultado final é motivo de muita expectativa. Afinal, são alguns meses de espera, né? Por isso, muitos estudantes tentam calcular a nota ENEM, como uma forma de diminuir a ansiedade e ter uma noção sobre como foi o seu desempenho na avaliação.Mesmo que o cálculo no simulador da nota ENEM seja um número aproximado do resultado oficial atingido, existem alguns benefícios em saber antes, como:
Verificar o seu desempenho geral no Exame e avaliar o seu nível de conhecimento nas áreas que compõem a prova.
Traçar estratégias de estudos para conseguir conquistar uma vaga na Instituição de Ensino que deseja.
Ter acesso às melhores instituições de ensino com ingresso pela nota do ENEM, sem a necessidade de prestar o vestibular tradicional.
Realizar o cálculo da média ENEM pode não ser tão simples quanto parece! O Exame adota uma metodologia complexa de avaliação do conhecimento: pelo grau de dificuldade de cada questão e pela coerência das respostas dadas pelos estudantes.
E como a Cruzeiro do Sul Educacional busca sempre te ajudar no caminho para sua chegada ao ensino superior, confira abaixo algumas respostas sobre o tema.
Como é feito o cálculo da nota do ENEM?
A nota da prova do ENEM é calculada de forma diferente de uma prova comum, na qual são somados os pontos das questões acertadas. O cálculo da nota ENEM é feito por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia que prioriza consistência dos acertos e não apenas a quantidade. E nesse caso, existem duas formas para se chegar à média.
1. A média simples - as notas das cinco provas são somadas e o resultado dividido por cinco:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Redação.
2. A média complexa é utilizada por universidades que estabelecem pesos para cada uma das provas. Ou seja, é a soma das cinco notas multiplicadas pelos respectivos pesos e dividida pela soma dos pesos. Um pouco confuso, né?
Desse modo, não é de se estranhar que estudantes com o mesmo número de questões certas tenham obtido médias diferentes no Exame. Já na Redação do ENEM, não utilizada a metodologia TRI, os textos são corrigidos por corretores, seguindo cinco competências avaliadas.
Quando sai a nota do ENEM?
Devido à criteriosa análise da redação de cada estudante, a nota final e a da redação levam alguns meses para serem divulgadas. E só após a divulgação do resultado, em data posterior, os candidatos terão acesso à correção detalhada de sua prova de redação.
Com as notas do ENEM em mãos e a redação corrigida, se houver solicitação de recurso, os candidatos aptos poderão acessar o ensino superior por meio de diversos programas:
- Sistema de Seleção Unificada (SiSu): oferece vagas em instituições públicas;
- Programa Universidade para Todos (PROUNI): oferece bolsas de estudo em instituições privadas;
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): oferece financiamento com condições mais vantajosas do que as de mercado;
- Além de programas próprios de instituições privadas: oferecem bolsas e descontos com base na média obtida. Conheça!
Este ano ainda não há previsão para a divulgação dos resultados finais é dia 29 de março.
Como ver as notas do ENEM?
Após a divulgação dos resultados, você pode conferir a sua nota do ENEM no Boletim de Desempenho Individual. Basta acessar o sistema com seu número de inscrição ou CPF e senha cadastrada.
No boletim você verá a nota de cada uma das cinco provas e você pode consultar o sistema quantas vezes quiser.
Mas se a curiosidade estiver forte, você também pode usar a nossa calculadora ENEM para obter a sua média da prova. A ferramenta funciona como uma espécie de simulador da nota ENEM, na qual você consegue ter uma ideia de qual pode ser o seu resultado muito antes da divulgação oficial, e assim já ir pensando nas infinitas possibilidades para seu ingresso no ensino superior.
E se ainda tiver dúvida sobre qual carreira seguir, faça o Teste Vocacional Gratuito. É super assertivo!
Como usar a nota do ENEM?
Para usar a nota do ENEM e concorrer a bolsas de estudos e financiamentos como PROUNI, SiSu e FIES, é necessário obter uma média mínima, não ter zerado a redação, e atender aos pré-requisitos de renda.
Você também tem a possibilidade de utilizar o seu resultado do exame em uma de nossas instituições, pois uma das formas de ingresso na Cruzeiro do Sul Educacional é via ENEM. Então, já sabe: calcule a sua média e corra para verificar quais as suas possibilidades de estudar pagando menos!
842
3003-1189 / CAPITAIS E REGIÕES METROPOLITANAS
0800-721-5844 / DEMAIS LOCALIDADES